sexta-feira, 16 de abril de 2010

Jogos Olímpicos, Luta Greco Romana!!

Olimpíadas ou Jogos Olímpicos é um conjunto de provas esportivas de caráter mundial, disputadas de quatro em quatro anos em cidades escolhidas debater as que se candidatam com antecedência de 6 anos, junto ao Comitê Olímpico Internacional ( C.O.I. ).
Os jogos olímpicos Modernos - que começaram a se celebrar em 1896 são na verdade, uma nova versão dos festivais esportivos que os gregos realizavam, também de quatro em quatro anos, na antiga Élida na honra de Zeus e de outros deuses que habitavam o Olimpo. Dessa versão modernizada resultaram outras, inclusive a dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Pode participar dessas provas qualquer atleta ou equipe representando país filiado ao C.O.I., desde que obedeça a norma estabelecida pelos regulamentos olímpicos e pelas leis que regem os respectivos esportes. Atualmente, são 19 esses esportes: atletismo, basquete, boxe, canoagem, esgrima, ciclismo, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei na grama, iatismo, judô, luta, natação, pentatlon moderno, remo, tiro e vôlei.
Podemos falar de algumas modalidades, por exemplo, a LUTA que tem como definição um Combate de dois atletas, corpo a corpo, e sem armas.De modo geral, ação de combater, com armas ou sem elas. Esforço feito por duas pessoas, duas facções, dois povos para vencer um ao outro: entrar em luta com alguém; lutas políticas, religiosas.Ação de duas forças que agem em sentido contrário: a luta do dever contra a paixão.Luta pela vida, fatos biológicos, observados por Darwin, o qual consiste na luta direta entre espécies e, sobretudo, a luta pelo espaço, pela adaptação ao meio, pela sobrevivência, etc.
Em especial a Luta Greco Romana, que está presente nos Jogos Olímpicos modernos desde 1896, é uma modalidade muito interessante que exige muito concentração e técnica, que segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura. O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário